Cultura

"Cenas de Teatro" acontece em Faro com «cinco espetáculos e cinco leituras teatrais»

Foto|D.R (Cenas de Teatro)
Foto|D.R (Cenas de Teatro)  
"Cenas de Teatro", é um ciclo de cinco espetáculos e cinco leituras teatrais, que se realiza na cidade de Faro, em diferentes espaços culturais, de dezembro de 2021 a julho de 2022, com direção artística de Neusa Dias, e o apoio da República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção-Geral das Artes | Município de Faro | Direção Regional da Cultura do Algarve.

Segundo explica a organização em nota enviada, "Cenas de Teatro" é um trabalho sobre autores, textos e personagens de teatro. «É querer difundir o prazer de pensar, falar, fazer e ver teatro. É declarar o sentido poético do teatro como força que cultiva o pensamento complexo sobre a natureza do ser humano e seu relacionamento com os outros e com o mundo, desafiando a ética dicotómica do humano que ergue muros, que cava abismos, que descarta vidas como mercadorias. Por que é preciso evitar que se acrescente demens (louco) à espécie Homo sapiens».
 
Dimítris Dimitriádis, Sófocles, Irmãos Presniakov, José Maria Vieira Mendes e Jean-Pierre Sarrazac são os cinco autores a partir dos quais se faz este ciclo, com espetáculos e leituras em cinco espaços culturais da cidade de Faro: associação 289, antiga Fábrica da Cerveja, CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve, Biblioteca Municipal de Faro, Club Farense.
 
"Morro como País", a partir de "Morro como País" de Dimitris Dimitriádis, é a primeira criação. A estreia acontece já no próximo dia 17 de dezembro, com apresentação também no dia seguinte, na Associação 289, em Faro. 
 
A respetiva leitura teatral, que antecede e prepara o público para a receção dos espetáculos, tem lugar nos dias 9, 10 e 11 dezembro, também na Associação 289.