Esta iniciativa é apoiada pelo Município de São Brás de Alportel, que é também parceiro na organização, em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense - Acrems, associação na qual se integra a Banda Filarmónica de São Brás.
A Direção da Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrazense, informou que no próximo dia 1 de Abril, pelas 11h00, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e a Filarmónica francesa Harmonie des Minuers de Roche, participam na Festa das Tochas Floridas, no âmbito de um intercâmbio musical e da geminação entre os Municípios de São Brás de Alportel e Roche La Molière.
A mais que centenária filarmónica francesa visita assim São Brás de Alportel, para um intercâmbio musical, entre os dias 29 de março e 2 de abril.
Esta proposta de intercâmbio musical resultou das vontades de Miguel Dias, um são-brasense que reside e trabalha em Roche La Molière, e Hervé Freycenon, diretor do Centre Musical, que visitaram São Brás de Alportel para lançar o desafio, à filarmónica de São Brás, assim como aos municípios envolvdos.
Após várias iniciativas e visitas de músicos e dirigentes à vila francesa e a São Brás de Alportel, chegou o momento de reunir o maior número de músicos portugueses e franceses, desde o início do intercâmbio. Assim, 29 músicos da Harmonie des Mineurs participam, com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, na procissão de Aleluia, integrada na Festa das Tochas Floridas.
Refira-se que Harmonie não realiza habitualmente procissões e, em 160 anos de existência, sai de França pela primeira vez.
Para lá da componente musical do programa, a visita contempla ainda uma receção oficial nos Paços do Concelho, visitas culturais e gastronómicas por São Brás de Alportel.