Sociedade

Centenário da Escola Secundária de Silves com direito a livro de "memórias"

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, no âmbito das comemorações do Centenário da Escola Secundária de Silves, o dia 26 de março será marcado pelo descerramento de uma placa toponímica em homenagem ao professor-escultor João José Gomes, às 15h30, no lado norte do mercado municipal de Silves; e pela apresentação do livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, da autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho), pelas 16h30, na Junta de Freguesia de Silves.

PUB
Para o município, a atribuição toponímica em homenagem a João José Gomes deve-se ao seu "grandioso percurso" na Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves (ESS), entre 1933 e 1966, onde foi professor e diretor (neste ultimo caso, durante 13 anos). 
 
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia revela que o professor era "muito estimado" e considerado pelos colegas, funcionários e alunos, distinguindo-se pela introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual. 
 
Como diretor, a mesma fonte diz que evidenciou-se pelo trabalho de modernização da escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, "iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes estudantes do concelho".
 
A importância da Escola Industrial e Comercial João de Deus/ESS será, também, relembrada com a apresentação da obra “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, que não é mais do que uma "viagem" aos acontecimentos mais significativos da história deste estabelecimento de ensino, das figuras que se destacaram ao longo da sua existência e da influência que a escola exerceu na vida cultural, social e económica da cidade e do concelho. Todos aqueles que tiverem contacto com o livro terão, ainda, oportunidade para conhecer fotos de convívio e memórias de antigos alunos e saber um pouco mais sobre a evolução do ensino em Portugal.