A inauguração da Central Fotovoltaica instalada no Serviço de Formação Profissional de Faro do IEFP, no Areal Gordo, realizou-se no dia 16 de junho, durante a manhã.
O projeto da central fotovoltaica, iniciado em 2014, constitui um marco no IEFP, no âmbito da eficiência energética, e coloca a Delegação Regional do Algarve do IEFP num lugar pioneiro que poderá servir de exemplo para outras regiões.
No descerramento da placa de inauguração estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP Jorge Gaspar, o Presidente da CCDR, David Santos e o Delegado Regional do Algarve do IEFP, Carlos Baía.
Também estiveram presentes na cerimónia representantes de diversas entidades e empresários da região.
Refira-se que a instalação é constituída por 596 painéis solares montados em estruturas metálicas com inclinação e orientação adequada de forma a obter o máximo de aproveitamento da energia solar durante todo o ano o que vai permitir uma redução bastante significativa no consumo de energia da rede, podendo ser total ou parcial do consumo diurno.
O investimento total foi de 250 mil euros, e teve cofinanciamento do FEDER de 163.715,17 euros. A poupança esperada é de 34 mil euros/ano e o investimento fica pago em 2,5 anos (considerando apenas o investimento nacional).
O evento contou com a participação dos alunos do Conservatório do Algarve que ofereceram aos convidados dois momentos musicais.
Os formandos do Serviço de Formação Profissional de Faro também contribuíram para o bom acolhimento dos convidados.
Os formandos dos cursos de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Restaurante/Bar prepararam e serviram um beberete, os formandos do curso de Rececionista de Hotel acompanharam e orientaram os convidados no circuito da cerimónia e os formandos de do curso de Técnico/a Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos explicaram o mecanismo associado aos painéis solares e as características da central fotovoltaica. Todo o espaço envolvente foi preparado para o evento pelos cursos de Operador/a de Jardinagem.