Serão discutidas medidas para combater os contágios.
O Centro Ciência Viva de Lagos celebra a Semana Mundial do Antibiótico, que este ano se assinala pela primeira vez, com o ensaio de cadeias de contágio em sete escolas do Ensino Básico do concelho de Lagos.
O objetivo é demonstrar a facilidade com que as bactérias ou outros agentes patogénicos têm em se propagar, abordando questões como doenças que podem ser transmitidas por microrganismos existentes nas mãos ou se será possível a contaminação com fungos, bactérias e vírus através do aperto de mão.
Para além destas questões, serão ainda discutidas medidas para combater os contágios e ajudar a controlar a propagação de vírus e bactérias para diminuir a transmissão de doenças, prevenindo o uso de fármacos como os antibióticos.
Esta iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde, comemorada entre 13 a 19 de novembro (http://www.who.int/campaigns/world-antibiotic-awareness-week/en) pretende sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a utilização correta dos antibióticos, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.
A Infarmed e a Direção-Geral da Saúde, juntou-se à Organização Mundial da Saúde e ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, tendo pedido a colaboração da Ciência Viva nesta missão, actuando sobretudo junto do público familiar e escolar.