Cultura

Centro Ciência Viva de Lagos inaugura exposição "The Pencil of Nature"

 
"The Pencil of Nature" é uma representação fotográfica das formas originais da natureza, para uma reflexão sobre a sexualidade, a vida, a morte, a mutação, a manipulação e a consciência do que é efémero e do que é perene. É também uma forma de promover e comunicar ciência, alertando e sensibilizando para elementos naturais do património, que por vezes, na rotina do dia-a-dia, quase que deixamos de ver e sentir.

Pedro Medeiros, autor da exposição, refere mesmo que "a natureza é o maior dos livros, o reino de todas as possibilidades, a liberdade inteira. É uma permanente fonte de conhecimento e inspiração para cientistas, fotógrafos, artistas e historiadores. Nela não há dogma ou pudor, convenção ou limite".
 
Começou, desde 2013, a fotografar flores, plantas, frutos, sementes, penas de aves e pedaços de árvores que recolhe durante as suas caminhadas pela natureza. "Apanho-os instintivamente. Levo-os para casa. Fotografo-os, lentamente, sem calendário. Depois de os fotografar devolvo-os novamente à natureza."
 
É deste processo que resulta a exposição "The Pencil of Nature", patente no Centro Ciência Viva de Lagos, com inauguração no dia 8 de junho pelas 16h00, com a presença do artista. A exposição poderá ser visitada até dia 31 de agosto.