Em comunicado, a CCDR Algarve adianta que a distinção, atribuída no âmbito da Mostra dos Fundos Europeus em Coimbra, consagra o projeto algarvio como "referência nacional de inovação social, qualidade de resposta e aplicação eficiente de fundos públicos".
Financiado pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, a "Estrutura Residencial e Centro de Dia José Cabrita — Alzheimer e Demências" é pioneira a sul do Tejo, dedicando-se ao acolhimento, acompanhamento especializado e tratamento de pessoas com demência. O investimento permitiu ainda a criação de um equipamento moderno e qualificado, com capacidade para alojar 70 residentes; Centro de Dia para 30 utentes; cuidados especializados de saúde, reabilitação e estimulação cognitiva; apoio contínuo a famílias e cuidadores e a promoção de investigação aplicada e práticas inovadoras na área das demências.
A distinção nacional sublinha o impacto social positivo do projeto num contexto de envelhecimento da população e da crescente prevalência de doenças neurodegenerativas. O Programa Regional Algarve 2030 e a CCDR Algarve congratularam a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Município e a equipa técnica envolvida pela "visão, dedicação e profissionalismo demonstrados".