Sociedade

Centro de Recolha Oficial Animal de Faro recolheu 223 animais errantes no primeiro ano de atividade

 
O Centro de Recolha Oficial Animal de Faro (CROAF) assinala esta terça-feira, um ano de atividade. Inaugurado no dia 16 de janeiro de 2023, este equipamento municipal representou um investimento global de cerca de 1 milhão e 400 mil euros, possibilitando albergar animais abandonados. O equipamento tem uma capacidade máxima para 170 animais (cerca de 120 cães e 50 gatos).

Nota da Câmara de Faro, adianta que ao longo do ano de 2023, o CROAF - que conta com uma equipa constituída por oito assistentes operacionais, dois assistentes técnicos e dois médicos veterinários -, procedeu à recolha de um total de 223 animais errantes, dos quais 167 cães e 56 gatos. Foram também entregues ao CROAF um total de 39 animais (38 cães e 1 gato), por razões como limitações de saúde; recolha compulsiva; despejo domiciliário ou devolução.
 
 
Por outro lado, ao longo do ano de 2023, foram adotados um total de 150 animais, 92 dos quais cães e 58 gatos. Foram ainda realizadas em 2023 um total 108 esterilizações.
 
Paralelamente, o CROAF concretizou também programas de captura, esterilização e devolução (CED) junto de 269 gatos, permitindo controlar e acompanhar colónias de gatos existentes no concelho.
 
“Este é um projeto que sempre foi muito solicitado pela população e hoje, passado um ano da inauguração do nosso CROAF, está à vista de todos o trabalho que tem sido feito em prol da causa animal”, declara o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, agradecendo ainda a cooperação e colaboração das várias associações de defesa da causa animal do concelho e da região, bem como outras entidades parcerias, nomeadamente o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).