As obras previstas, cujo prazo de execução é de 150 dias, representam um investimento total de cerca de 138 mil euros e têm como objetivo a conservação, remodelação e beneficiação no edifício e reparar a degradação dos materiais e uso intensivo das instalações, decorrentes da falta de obras de manutenção.
Segundo destaca a ARS-Algarve, prevê-se que em finais de dezembro, que os utentes e os profissionais de saúde do Centro de Saúde de Lagos tenham acesso aos serviços, com melhores condições de funcionalidade.
O Centro de Saúde de Lagos, que abrange cerca de 29.500 utentes, está a ser alvo de obras de conservação e requalificação por parte da Administração Regional de Saúde do Algarve IP.
Até agora, aquela Unidade de Saúde tinha beneficiado de obras de ampliação em 2004, e posteriormente, em 2011, com a substituição da cobertura de amianto e obras de beneficiação térmica.
Esta intervenção contempla ainda a criação de um espaço destinado a cafetaria/bar, para utentes e profissionais; a implementação de sistema automático de deteção e alarme de incêndios; a instalação de sistema solar térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias; e a ampliação da rede de distribuição de energia ininterrupta.
Ainda, no âmbito deste processo de requalificação e reorganização dos serviços, na região, a ARS Algarve prevê iniciar obras durante o mês de outubro nas Extensões de Saúde de Santo Estêvão (Tavira) e da Fuseta (Olhão) num investimento total de cerca de 80 mil euros.
Nestas unidades, estão previstas obras de conservação e beneficiação que incluem a adaptação das instalações a pessoas com mobilidade condicionada, em particular, das instalações sanitárias de utentes e no balcão de atendimento da receção / secretaria, a criação de salas de sujos e despejos, bem como a instalação de sistema solar térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias.
Na área de instalações elétricas e telecomunicações pretende-se implementar uma rede estruturada de voz e dados assim como a instalação de um sistema de chamada de utente através do sistema telefónico, melhorarando também o sistema de receção de sinal digital terrestre TDT.
As obras estão previstas estarem concluídas até finais de 2015.