O presidente do Município fala da importância de “promover atividades que reforcem a ligação da população às tradições locais”. José Carlos Rolo salienta também o papel que o Centro Educativo do Cerro d’Ouro tem desempenhado na “transmissão de conhecimentos sobre os ofícios que marcam a identidade do nosso povo”.
Do cartaz da nova temporada fazem parte seis oficinas. As manhãs de segunda-feira vão ser dedicadas à Costura (das 9h30 às 12h30), onde os participantes podem aprender a fazer peças de vestuário com moldes. Na parte da tarde (das 14h30 às 16h30), a confeção de roupa dá lugar à Pintura de Azulejo. Com recurso à técnica tradicional portuguesa, os interessados vão poder criar um painel.
Nas manhãs de terça e quinta-feira (das 9h30 às 12h30), o destaque vai para a Olaria e Artes do Fogo. A atividade vai centrar-se na modelagem do barro à cerâmica vitrificada, e vai permitir acompanhar as várias fases do processo de produção – incluindo a queima e as etapas de transformação do barro.
Às terças-feiras à tarde (das 14h30 às 16h30), os participantes vão poder aprender sobre a Empreita. As sessões passam pelo ensino de técnicas tradicionais, incluindo a empreita de esparto e de malha aberta. As manhãs de quarta-feira (das 10h às 12h) serão dedicadas aos Sapatos de Ourelo. O ensino do processo de confeção desta peça de calçado tradicional da região algarvia vai ser feito com recurso à reutilização de materiais.
As atividades semanais encerram com a oficina de Arte do Tear, que acontece todas as quintas-feiras à tarde (das 14h30 às 16h30). As sessões iniciais vão incluir a construção de teares, seguida da tecelagem com recurso a restos de tecidos.
Todas as oficinas acontecem nas instalações do Centro Educativo do Cerro d’Ouro. As atividades começam já no próximo mês de outubro, e as inscrições já se encontram abertas.
A inscrição deve ser feita mediante a entrega do formulário disponível na página do Município, através de correio eletrónico ([email protected]), ou presencialmente. Mais informações podem ser solicitadas por via telefónica (289 368 241).