Nos próximos dias 27 e 28 de maio o Centro Histórico de São Brás de Alportel vai entrar na “máquina do tempo” e recuar 103 anos.
Trata-se da segunda edição da Recriação Histórica “São Bráz d’Alportel 1914” e promete "transportar" os visitantes para uma época de novas conquistas quando, nos primórdios da República, a freguesia foi elevada a concelho de São Brás de Alportel, no período áureo do setor corticeiro.
Conforme adianta nota da autarquia, as ruas do Centro Histórico deixam-se invadir pela magia; a comunidade sai à rua com trajes da época, os copos e petiscos, em tascas e tabernas, recordam os sabores de outros tempos e a animação de rua procura fazer jus aos divertimentos do início do século XX.
Acontecimentos inesperados, artistas de circo, o tradicional carrossel, os acordes da música intemporal, as surpresas do teatro de rua e o mercado com produtos locais, serão alguns dos ingredientes destes dois dias de Recriação Histórica.
O programa de animação contempla ainda o “Balho” à Antiga, pelo Rancho Típico Sambrasense, Rancho da Velha Guarda e Grupo Folclórico de Faro; momentos de teatro de rua com Ao Luar Teatro, Clube do Museu, São Braz Arte e a Sociedade Recreativa Bordeirense e um vasto leque de artistas e grupos que vão passar pelos três palcos do evento: os grupos Cante Andarilho, Fólis, Moçoilas, Vá de Viró, Veredas da Memória e Quinteto Osmose; momentos de Fado e Guitarra Portuguesa com Liliana Mendes, Arnaldo Santos, Ricardo Martins e Nuno Martins, concertos pelos grupos New Orleans Jazz Band e Dixie Gringos Jazz Band.
O programa integra ainda uma edição especial do “Fado no Museu” e tem como convidada especial a cantora Celina da Piedade.
A entrada é livre e o programa de animação decorre entre as 18h00 e a 01h00.
A Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914” é uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tem apoio técnico do Museu do Trajo, conta com a colaboração de associações, estabelecimentos comerciais, artesãos e produtores, artistas e grupos musicais, grupos informais e da comunidade em geral. Nesta segunda edição, o evento tem o apoio do Programa 365 Algarve.
Algarve Primeiro