Sociedade

Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Ualg promove diálogos entre especialistas e o público

 
O ciclo ICArEHB Dialogues apresenta “Origens da utilização de ferramentas de pedra” via digital.

O próximo evento será ‘Origens da utilização de ferramentas de pedra’, no dia 18 de junho, e vai contar com David Braun e João Marreiros, e a moderação de João Cascalheira.
 
Em comunicado, o ICArEHB - Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano – da Universidade do Algarve informa que, se encontra a desenvolver um ciclo de encontros denominado ICArEHB Dialogues, que foi projetado para representar a amplitude da pesquisa que centro abrange, e também para envolver investigadores e o público de todo o mundo com a pesquisa de especialistas líderes nas suas áreas.
 
O mesmo comunicado lembra que, para o conjunto de ICArEHB Dialogues foram convidados oito investigadores, cujas áreas vão desde a evolução humana inicial até ao desenvolvimento mais recente de sociedades complexas. Cada sessão contará com um convidado e um membro do ICArEHB, com o objetivo de estimular o diálogo entre investigadores e proporcionar uma oportunidade para a comunidade científica e o público se juntarem à conversa sobre temas relevantes da origem humana, sublinha a mesma fonte.
 
Refira-se que, o ICArEHB é um centro de investigação sediado na Universidade do Algarve, que reúne um grupo de investigadores estrangeiros e nacionais com um objetivo principal: desenvolver investigação e contribuir para um melhor entendimento da evolução do comportamento humano de uma perspetiva arqueológica e antropológica.
 
A investigação é organizada em quatro grupos - adaptações costeiras pré-históricas, arqueologia africana e evolução humana, desenvolvimento de sociedades complexas e história da ciência arqueológica - concentrando-se principalmente no surgimento de humanos anatomicamente modernos, adaptações costeiras caçadores-coletores, o desenvolvimento de sociedades complexas, e a arqueologia africana, usando diferentes disciplinas e abordagens metodológicas, como geoarqueologia, análise de uso e desgaste, zooarqueologia, paleobotânica e GIS.
 
Segundo avança a mesma fonte, atualmente, os membros do ICArEHB estão a participar num grande número de projetos que ocorrem na Europa e na África.
 
A sessão será em inglês, e online através da plataforma Zoom. Para mais informações e inscrições, os interessados deverão visitar: http://www.icarehb.com/origins-of-stone-tool-use/.