Sociedade

Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão é «dos melhores centros municipais a nível nacional»

Foi inaugurado, no passado dia 14 de Abril, o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, instalado no 2º piso do Quartel dos Bombeiros de Portimão, numa cerimónia que foi presidida pela Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues.

PUB
 
O referido Centro que tem vindo a ser operacionalizado nos últimos meses, pretende ser um espaço modelo no âmbito das competências da Proteção Civil municipal, uma vez que irá integrar num só espaço o planeamento, a sensibilização e informação pública, a decisão política e operacional, a logística e sustentação das operações bem como a capacidade de articulação entre os diversos agentes de Proteção Civil locais. 
 
A Presidente da Câmara Municipal de Portimão garantiu que Portimão já tem um Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro que é «dos melhores centros municipais a nível nacional». Isilda Gomes revelou ainda, que a instalação do Centro custou cerca de 60 mil euros, parte dos quais com aproveitamento de móveis e outros equipamentos provenientes dos outros edifícios municipais». 
 
Richard Marques, Comandante Operacional Municipal de Portimão e Comandante do Corpo de Bombeiros local sublinhou que o Centro Municipal concentra tudo o que são as responsabilidades e as áreas técnicas da Proteção Civil em Portimão e é necessário fazer «uma monitorização permanente, 24 horas por dia, das situações que possam vir a causar um acidente grave ou uma catástrofe».
 
Este Centro, já em funcionamento, passará a ser o centro nevrálgico da Protecção Civil Municipal, albergando o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), o Comandante Operacional Municipal (COM), o Comando e Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, o Gabinete Técnico Florestal (GTF) e a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), e serve ainda as atividades da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (CMDFCI), o Conselho Municipal de Segurança e as Subcomissões no âmbito da proteção e socorro. 
 
Refira-se que no ano de 2014 a Proteção Civil Municipal, registou mais de 5700 ocorrências no município de Portimão.
 
Dentro de dias estará disponível para a população uma “linha verde” que permitirá 24 horas por dia reportar situações de risco ou solicitar assistência nas mais variadas áreas, estando o centro capacitado para responder ou encaminhar as solicitações para o serviço ou entidade competente.