Sociedade

Centro RIAS comemora 10 anos com programa para todos

 
O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) anunciou a festa de comemoração do seu 10º aniversário.


Desde 2009 em funcionamento, o RIAS já recebeu mais de 14 000 animais (11300 vivos) tendo sido possível recuperar e devolver à natureza mais de 5500. Nestes dez anos realizou cerca de 3000 atividades de sensibilização ambiental que envolveram mais de 160.000 pessoas de todo o Algarve, maioritariamente crianças.
 
Para celebrar esta data especial foi preparado um fim-de-semana repleto de atividades na Quinta de Marim, em Olhão, em parceria com a Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas (Parque Natural da Ria Formosa) e o Município de Olhão.
 
No sábado (28 de setembro) o dia será dedicado à realização de um BioBlitz na Quinta de Marim, com o objetivo de identificar o maior número de espécies de fauna e flora na Quinta. Haverá monitores para os diferentes grupos, desde insectos, aves, morcegos ou plantas. Ao final do dia estão agendadas Danças do Mundo e a partir das 21h00 o primeiro concerto com o grupo O Galopim seguido da banda Terra Livre. 
 
No domingo (29 de setembro) o programa será dedicado ao Dia Aberto do RIAS onde os participantes poderão aprender como funciona um centro de recuperação de animais selvagens auxiliando a equipa nas tarefas diárias do centro. Em paralelo estão planeadas oficinas para miúdos e graúdos, desde fotografia de natureza, desenho de campo, peddypapers e devoluções à natureza de animais recuperados pelo RIAS. A festa termina com um concerto de música dos anos 80 e 90.
 
O bolo de aniversário também não irá faltar, terminando assim o programa comemorativo, destes primeiros 10 anos do RIAS.
 
Para mais informações contactar o RIAS por email:rias.aldeia@gmail.com ou pelo 927659313.