Vários centros de investigação da Universidade do Algarve vão participar no "Ciência 2018", um encontro anual de investigadores, que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, de 2 a 4 de julho.
Segundo a Ualg, este encontro destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, para além do universo da investigação, e pretende ainda estimular não só a participação, mas também a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
A UAlg será representada por investigadores e docentes do Centro de Investigação em Biomedicina, do Centro de Ciências do Mar, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental, do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, que durante três dias farão várias comunicações.
Durante o encontro serão ainda apresentados os mais recentes avanços tecnológicos da investigação em Portugal. Além das apresentações orais, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental dará a conhecer, no durante o dia 2 de julho, através de demonstrações, um veículo autónomo submarino para estudo da poluição marinha e uma turbina de maré e biocombustíveis a partir de microalgas, para as energias oceânicas renováveis.
No dia 4, num painel sobre "o turismo na promoção da sustentabilidade económica", o Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações apresentará, a partir das 15h30, os "Contributos para um índice de qualidade dos destinos turístico: uma aplicação ao Algarve".
Ainda no mesmo dia, o Centro de Investigação Biomédica apresenta a plataforma "CBMR Science Platform: uma janela de conhecimento aberta à comunidade", às 15h30, num painel dedicado às plataformas digitais e à telemedicina.
O Centro de Ciências do Mar participa em vários painéis, como por exemplo nos relacionados com a "Monitorização e Gestão Eficiente de Recursos" e "Oceanos e aeronáutica", entre outros.
Também os investigadores do Centro de Investigação em Artes e Comunicação levam a este evento alguns dos projetos mais emblemáticos que se encontram em desenvolvimento no Centro.
Organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o encontro "Ciência 2018" assume-se como uma das principais montras da investigação nacional.