Sociedade

Centros de Saúde do Algarve preparados para o pico da gripe

ARS procedeu ao reforço de recursos humanos.

PUB
 
A Administração Regional de Saúde do Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde algarvios, procedeu ao reforço de recursos humanos e ao alargamento do horário de atendimento nas Consultas de Recurso dos Centros de Saúde de Lagoa, de Monchique, de Portimão, de Silves, de Faro, de Olhão, de São Brás de Alportel, de Tavira e de Alcoutim, de forma a garantir a prestação de cuidados de saúde à população nos casos de doença aguda como gripe e infeções respiratórias.
 
Assim segundo comunicado da ARS, todas as unidades de saúde da região, quer as urgências hospitalares do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), quer os Centros de Saúde, estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento da afluência de utentes aos seus serviços.
 
A nível hospitalar o CHUA procedeu ao reforço de profissionais nas urgências, das 40 camas acionadas no âmbito do plano de contingência da gripe, 20 já estão a ser utilizadas para receber doentes em caso de necessidade.
 
Refira-se que a afluência de utentes aos serviços de cuidados de saúde primários está a ser monitorizada diariamente pelos Agrupamentos dos Centro de Saúde, sendo que os horários de funcionamento serão adaptados a um eventual aumento de número de utentes.
 
A ARS Algarve recomenda que no caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar, em primeiro lugar o centro de contacto SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.