Ambiente

CEO da Infralobo será orador no 5º Encontro Nacional de Limpeza Urbana

Carlos Manso - CEO da Infralobo (Foto - Algarve Primeiro)
Carlos Manso - CEO da Infralobo (Foto - Algarve Primeiro)  
De 12 a 14 de dezembro, o Autódromo do Estoril será palco do 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), organizado pela Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU).

Nesta edição irá marcar presença Carlos Manso, presidente do conselho de administração da Infralobo - empresa de infraestruturas de Vale do Lobo, E.M., para falar de pressão turística, grandes eventos e multiculturalismo: novas realidades para os municípios e o que muda na limpeza urbana.
 
Segundo nota da organização, esta edição irá lançar o repto para se passar da intenção ao compromisso, "demonstrando soluções inteligentes, criativas e inovadoras para mudanças duradouras e não apenas temporárias".
 
Com o mote “Limpeza Urbana ao Serviço das Pessoas e dos Territórios”, vários especialistas nacionais e internacionais vão estar em Cascais para analisar e debater as tendências e as boas práticas do setor, mas também para examinar os temas que marcam o programa da edição deste ano do ENLU.
 
O programa conta com nomes como os de Iuliia Markhel, da Let's Do It Ukraine, uma organização não-governamental dedicada à mobilização de voluntários para ações de limpeza que, mesmo em tempo de guerra, continua a fazer campanhas, ou ainda de Sascha Haselmayer, um “empreendedor social em série” e autor do livro The Slow Lane: Why Quick Fixes Fail and How to Achieve Real Change.
 
Nestes três dias, este que será um ponto de encontro e de networking dos vários agentes da limpeza urbana, irá ainda mergulhar nos seguintes tópicos: as experiências com descarbonização e soluções inteligentes, ou ainda a utilização do blockchain, de drones ou da inteligência artificial como soluções inovadoras para a limpeza das cidades.
 
Durante o Encontro, serão ainda conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios Cidade+, um reconhecimento que vai distinguir os melhores projetos nacionais nas áreas da limpeza urbana, que vão desde as tecnologias mais inovadoras às políticas de recursos humanos mais completas, concretizados entre 2021 e setembro de 2023.