O circuito de Portimão, que recebeu o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2020 e 2021, volta a integrar o calendário global da modalidade, após ter desempenhado um papel importante no regresso da categoria durante a pandemia de COVID-19.
Após 20 anos de ausência de Portugal, foi em 2020 que se voltou a fazer história, com o regresso da competição ao país, sendo também em Portimão que Lewis Hamilton ultrapassou o recorde de vitórias de Michael Schumacher em Grande Prémio de Fórmula 1, ao garantir o seu 92.º triunfo, em 2021. Hamilton continua a ser o único piloto do atual pelotão a ter vencido no circuito.
Recorde-se que Portugal acolheu o seu primeiro Grande Prémio no Porto, em 1958, bem como fins de semana de corrida em Monsanto e no Estoril, ao longo dos 75 anos da modalidade.
Jaime Costa, Chairman e CEO do Autódromo Internacional do Algarve, diz que é com «enorme orgulho» que está confirmado o regresso da Fórmula 1 a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve. «Este anúncio representa o reconhecimento da excelência técnica do nosso circuito e também um palco para a demonstração da paixão e dedicação dos nossos fãs. O Grande Prémio de Portugal constituirá um impulso significativo para o turismo, para a economia local e para toda a comunidade. Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo do Governo Português, do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve, a quem expressamos o nosso sincero agradecimento. O traçado único da nossa pista continuará a desafiar os melhores pilotos do mundo e a proporcionar um espetáculo incomparável. Estamos totalmente empenhados em assegurar uma edição memorável e em elevar, mais uma vez, os padrões de qualidade dentro e fora da pista.»
As datas para a realização do Grande Prémio de Portugal ainda não estão definidas.