Sociedade

Cerca de 1/5 dos estudantes da UAlg são estrangeiros

 
Com cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes, a Universidade do Algarve pretende dar a conhecer a sua oferta formativa e as infraestruturas para o ensino e investigação a candidatos estrangeiros.

Refira-se que a UAlg recebe estudantes internacionais, ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, desde 2015, sendo que todos os diplomas conferidos pela instituição são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo realizar cursos de mestrado e doutoramento em qualquer universidade da Europa. 
 
Nesse sentido, a academia algarvia vai realizar, nos dias 27 de janeiro, 3, 10 e 17 de fevereiro, pelas 14h00 (hora de Brasília), webinares destinados a estudantes brasileiros que tenham interesse em estudar em Portugal, nomeadamente através do ingresso num curso de graduação (licenciatura ou mestrado integrado).
 
As sessões de esclarecimento são direcionadas a estudantes titulares ou que estejam a frequentar cursos do Ensino Médio Brasileiro (ENEM), e que tenham realizado ou venham a realizar o ENEM ou equivalente (vestibular). A iniciativa pretende orientar os futuros estudantes no processo de candidatura, cuja a 1.ª fase decorre de 24 de janeiro a 25 de fevereiro. 
 
Em todas as sessões estarão também presentes alunos da BRAAUAlg (Núcleo de Estudantes Brasileiros da Associação Académica da Universidade do Algarve) que darão o seu testemunho de como é estudar na UAlg.