Com as aulas presenciais suspensas, a autarquia está a entregar refeições a alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar, em regime de take-away, à semelhança do que aconteceu durante a primeira vaga da covid-19, em 2020.
A autarquia assegura que as refeições são confecionadas na Escola Básica da Conceição, sendo depois distribuídas em vários estabelecimentos do concelho. Na cidade, o ponto de recolha é a Escola EB1 do Carmo e nas restantes freguesias são entregues nas escolas EB1 da Conceição, de Estoi, de Bordeira, de Santa Bárbara de Nexe, de Montenegro e ainda na EB1 de Areal Gordo.
A mesma fonte explica em nota de imprensa, que as refeições são servidas em descartáveis de doses individuais que os encarregados de educação ou os alunos devem recolher num dos estabelecimentos mencionados, entre as 12h30 e as 13h30, para consumo nas suas residências, para evitar a permanência nas escolas.
Durante esta primeira semana (de 25 a 29 de janeiro), está prevista a entrega de 554 almoços, numa média de 115 refeições diárias.
O município de Faro vai também disponibilizar, aos alunos dos escalões A e B do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, vouchers para utilização nos estabelecimentos que aderiram ao programa “Faro.Somostodos.” e que comercializam produtos alimentares. Este apoio adicional irá beneficiar 1530 alunos carenciados, que receberão 6 vouchers no valor total de 30 euros, numa medida que pretende também beneficiar o comércio tradicional.