Sociedade

Cerca de 300 pessoas assistiram à recriação da matança do porco na Cortelha

Cerca 300 pessoas, participaram, ontem, no passeio pedestre dedicado à “Recriação da Matança do Porco”, na Cortelha, Freguesia de Salir, no concelho de Loulé, informou a Associação dos Amigos da Cortelha em comunicado.

PUB
Depois de beberem um café de “escolateira” e provarem o “mata-bicho” (calço de aguardente de medronho bebido logo de manhã), e ainda no Largo da associação, os caminhantes assistiram à apresentação da “Recriação da Matança do Porco” pelo Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
 
O passeio prosseguiu com uma passagem pelo Moinho do Farranhão, com uma vista panorâmica do Algarve e uma passagem pela Barragem do Vale Maria Dias. Para recuperar energias, os participantes puderam saborear os bolos caseiros e a aguardente de medronho da Serra do Caldeirão, no sítio da Cumeada.
 
No final e à chegada ao Polidesportivo da Cortelha, estava o Grupo de Janeiras da aldeia, que apresentou as sonoridades e cantorias natalícias do “Canto dos Reis”, com a degustação de um lanche serrano, em que as carnes do porco eram o prato principal, e onde não faltaram as papas de milho.
 
O próximo passeio pedestre da Cortelha será dedicado à aguardente de medronho e está agendado para o 2º fim de semana de março, cuja principal atração será a visita às diversas destilarias da zona. A iniciativa organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha, contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.