Desporto

Cerimónia de apresentação dos Jogos de Quelfes acontece no IPDJ em Faro

Tem lugar no dia 4 de maio, pelas 15h30, na Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, a cerimónia de apresentação dos IX Jogos de Quelfes.

PUB
 
Está também prevista a inauguração da exposição – "Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade".
 
Os Jogos de Quelfes constituem-se como um ponto de encontro, celebração desportiva e cultural para as diversas comunidades escolares envolvidas e têm desempenhado um papel importante na região do Algarve, não só ao nível do desenvolvimento desportivo e da promoção dos valores éticos no desporto no 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também no que respeita a objetivos mais amplos, nomeadamente a promoção da dimensão humanista do Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento de educação para a cidadania. 
  
A Estafeta «Chamada para os Jogos» arrancou no dia 9 de janeiro, em Olhão, na Escola de EB1 de Marim, que lhe deu origem e tem passado por várias localidades, num total de 21 municípios da Península Ibérica que acolhem esta iniciativa.
 
A Estafeta termina em São Brás de Alportel, concelho sede da cerimónia de abertura da edição deste ano, que acontece no dia 11 de maio, sendo que  o encerramento desta iniciativa terá lugar no dia 25 de maio, no IPDJ, em Faro.
 
A organização dos Jogos de Quelfes é levada a cabo por uma Comissão Organizadora própria, que envolve a Associação Jogos de Quelfes, a Academia Olímpica de Portugal, Academia Olímpica Espanhola, o Comité Paralímpico de Portugal, a Delegação Regional de Educação (DREALG), os Municípios de Ayamonte, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, Juntas de Freguesia, Associações, Agrupamentos de Escolas e a Direção Regional do Algarve do IPDJ, IP.
 
A exposição "Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade", produzida pela Academia Olímpica de Portugal, é constituída por 47 mascotes, complementada por textos que relembram cada edição dos jogos Olímpicos, retratando meio século de história olímpica. 
 
Originalmente amuletos de sorte, as mascotes olímpicas evoluíram e assumiram a identidade cultural do país organizador e tornaram-se também elas elementos de valor económico e uma mais-valia para os próprios jogos olímpicos.
"Mascotes Olímpicas. De Talismãs a Símbolos de Identidade" estará patente na Galeria de Exposições do IPDJ e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, entre os dias 4 e 25 de maio.