Sociedade

CHA adquire novos equipamentos que permitem melhor assistência e poupança de recursos

Na sequência do plano de investimentos apresentado em janeiro, os membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve convidaram a comunicação social para uma visita de trabalho a ocorrer esta manhã, a duas das áreas onde os respetivos investimentos já se encontram concretizados.

PUB
 
Segundo comunicado do CHA, "são áreas de extrema importância para a prestação de cuidados de saúde diferenciados, especialmente no apoio à Via Verde Coronária, e na área dos meios complementares de diagnóstico, como é o caso da área da Imagiologia".
 
Com um investimento total de cerca de 430 mil euros, a Cardiologia de Intervenção foi uma das áreas prioritárias definidas pelo Conselho de Administração para iniciar a requalificação e reposição da capacidade técnica do Centro Hospitalar do Algarve através do "upgrade" do equipamento de Hemodinâmica, um equipamento que garante a continuidade da prestação de cuidados de saúde diferenciados nesta especialidade e, mais especificamente, no apoio à única unidade do Algarve com Via Verde Coronária.
 
A intervenção consistiu essencialmente na reabilitação e atualização da atual plataforma tecnológica para a tecnologia mais recente no mercado, justificando uma melhor performance durante a realização de exames, uma imagem com maior resolução e eliminando a necessidade de paragens durante os exames para arrefecimento da ampola, explica o CHA.
 
Quando aos dois principais investimentos em curso no Serviço de Radiologia, da unidade de Faro, consistem no upgrade da Ressonância, e nas obras de instalação de um novo aparelho de Tomografia Computorizada (TC).
 
No que respeita à Ressonância Magnética trata-se de um investimento global de 400 mil euros que permitirá a realização de exames de forma mais rápida, maior produtividade, bem como a realização de técnicas de exame de maior complexidade diagnóstica que, atá à data, não eram realizadas no CHAlgarve.
 
Quanto ao segundo investimento, a instalar no final de 2017, trata-se de um equipamento de Tomografia Computorizada de última geração, num investimento de cerca de 500 mil euros, o qual irá permitir a realização de exames especiais nas áreas de Pediatria, Angiologia e Cardiologia, sendo simultaneamente o único equipamento desta nova geração no Algarve.
 
Para além disso, este equipamento irá evitar que o CHAlgarve tenha que recorrer a exames realizados no exterior, representando uma poupança anual de cerca de 300 mil euros.