Vai ter lugar esta quinta-feira, 12 de junho, pelas 15:00 horas, no auditório da Unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e o Centro Hospitalar do Algarve.
O acordo vai interligar os dois Centros Hospitalares no que respeita ao acompanhamento em situações de pós-transplante aos doentes operados em Coimbra e residentes no Algarve.
Trata-se de um programa de proximidade, "inovador", de seguimento de situações de pós-transplante, no que se refere ao acompanhamento clinico e à cedência de medicamentos imunossupressores aos doentes, transplantados em Coimbra, contribuindo para minimizar situações de desconforto para os utentes, passando a usufruir de um programa de proximidade com todos os benefícios que isso proporciona, refere o CHAlgarve.
Os medicamentos imunossupressores serão entregues, mensalmente, pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, através do seu “Programa de Entrega de Proximidade de Medicamentos”.
Aos doentes será garantida a opção de continuarem a ser seguidos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ou de passarem a ser seguidos no CHAlgarve, sendo que nestes casos o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra será sempre o hospital de referência para o doente.
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa irá presidir à cerimónia.