Desporto

Chamada para os X Jogos de Quelfes une Portugal e Espanha na defesa do Olimpismo

A Comissão Geral Organizadora dos Jogos de Quelfes informou que arrancou esta quarta-feira de manhã a Chamada para os Jogos de Quelfes com os Deuses do Olimpo como “padrinhos”.

PUB
 
A Escola Básica do 1º Ciclo de Marim (Olhão) foi a anfitriã, na qualidade de berço dos Jogos de Quelfes, com alunos trajados a rigor, que prepararam e conduziram a cerimónia que normalmente antecede a realização dos Jogos de Quelfes que decorrem entre 10 e 24 de Maio.
 
Unidos sob o signo do Olimpismo, Portugal e Espanha celebraram com a comunidade escolar o seu compromisso com esta filosofia de vida, cumprindo a tradição de, no primeiro dia, visitar os diferentes estabelecimentos escolares do concelho. 
 
Segundo a organização, "um dos momentos mais empolgantes ocorreu quando os cerca de 450 alunos do Agrupamento João da Rosa, acenaram bandeiras e tochas além de cantarem 'amigos para sempre', numa versão do clássico de Barcelona 92".
 
A realizar o percurso estiveram o atleta Olímpico Jorge Costa que esteve em Atenas em 2004 e os internacionais Edna Barros, Carolina Costa e Etson Barros, este último medalha de ouro no FOJE (Gyor 2017) e participante nos últimos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, no ano passado.
 
A iniciativa prossegue agora até ao dia da cerimónia de abertura dos X Jogos de Quelfes, em Portimão, estando as próximas etapas programadas para Portimão com a inauguração da exposição de mascotes olímpicas da AOP, este sábado 16 de março, em Loulé a 20 de março, Tavira a 2 de abril, São Brás de Alportel a 3 de abril e Ayamonte - Espanha a 10 de abril. Esta sexta-feira foi Faro que recebeu uma etapa do evento na sede regional do IPDJ.