Sociedade

Chocolate protege o Coração

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte na população portuguesa. Grande parte destas doenças resulta de um estilo de vida desadequado e da exposição a fatores de risco como o sedentarismo, o tabaco, a obesidade, a hipertensão arterial e o stress.

PUB
 
A adoção de hábitos de vida saudáveis contribuem para a promoção da saúde física e mental, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. 
 
Uma alimentação equilibrada é fundamental para reduzir os fatores de risco. Existem vários alimentos que contribuem ativamente para a prevenção destas doenças, o chocolate é um deles. 
 
O consumo moderado de chocolate oferece um conjunto de benefícios para a saúde, nomeadamente para o nosso coração. Uma porção entre os 25 e os 40 gramas, ou seja, até dois quadrados de chocolate preto, todos os dias, serão um benefício para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
 
Conclusões do mais recente estudo publicado pela Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB), e divulgado pela ACHOC em Portugal, comprovam o consumo diário de chocolate preto ajuda a diminuir a pressão arterial e contribui para a redução do colesterol LDL. 
 
O chocolate preto ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e a impedir que os glóbulos brancos se alojem nas paredes dos vasos sanguíneos e se transformem em células acumuladoras de gordura – sendo este um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da aterosclerose. Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram 44 pessoas de meia-idade e com problemas de excesso de peso.
 
O consumo de chocolate deve estar associado à prática de exercício físico regular e a uma alimentação equilibrada e variada, pois só dessa forma é possível usufruir dos benefícios que este alimento importa para a nossa saúde.