O programa Choque Frontal ao Vivo, vai receber o "Prémio da Ordem de Santa Maria de Ossónoba", no próximo sábado dia 2 de outubro, no Jantar de Gala no Tivoli Marina Hotel, em Portimão por ocasião da VI Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, organizado pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
A Chancelaria da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, por proposta do Chanceler da Ordem e Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Alves, decidiu conceder ao programa, produzido e apresentado por Júlio Ferreira e Ricardo Coelho este galardão "pelos méritos excecionalmente relevantes demonstrados nos seus 5 anos de existência em defesa e divulgação da cultura, da arte e dos vinhos algarvios", lê-se na nota dos autores do programa.
Este prémio na categoria de: Mundo Gastronómico 2021, foi entregue pela última vez em 2015 à Chefs Agency de Lisboa. Em 2009 tinha sido entregue ao espanhol Carlos Martin Cosme e em 2011 ao programa televisivo da RTP-Praça da Alegria, apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo.
Trata-se de uma iniciativa bienal organizada pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve, que distingue 13 categorias. "Os prémios Santa Maria de Ossónoba correspondem a um reconhecimento àqueles que têm contribuído para a comunidade e que tantas vezes ficam no esquecimento. A iniciativa tem como finalidade a difusão e divulgação da raiz cultural da região do Algarve e, também, o incentivo e defesa dos interesses públicos desta comunidade regional", refere a mesma publicação.
"Sentimo-nos muito pequenos perante o significado deste prémio que recebemos com a humilde consciência de que tantos outros dos nossos concidadãos provavelmente a mereciam tanto ou mais do que nós, pelos seus feitos e pela sua dedicação à nossa terra. O nosso mais profundo e sentido agradecimento à Chancelaria da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, ao Chanceler da Ordem e Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e à Confraria dos Gastrónomos do Algarve."