O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinala o Dia Nacional do Doente com AVC, a 31 de março, com um conjunto de iniciativas promovidas pelas equipas multidisciplinares nas várias unidades hospitalares.
Em comunicado, o centro hospitalar adianta que, em Faro, os profissionais de saúde promovem uma exposição que tem como objetivo falar sobre a temática e dar a conhecer o dia-a-dia numa Unidade de AVC. A exposição vai estar patente até ao dia 7 de abril na entrada principal da Unidade Hospitalar.
Paralelamente, a equipa multidisciplinar da Unidade participa hoje numa sessão de esclarecimento sobre AVC através da
Qlinic, uma plataforma digital criada por alunos de Medicina da Universidade do Algarve para responder gratuitamente a todas as dúvidas de saúde. Esta sessão resulta de uma parceria estabelecida entre os alunos do Curso de Medicina e os profissionais da Unidade de AVC do CHUA com o objetivo de responder, entre outros assuntos, a todas as dúvidas de saúde relacionadas com a temática do AVC.
Adianta ainda o mesmo comunicado que, em Portimão vai estar patente, até 5 de abril, uma exposição alusiva ao trabalho desenvolvido pela equipa de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia, Terapia da Fala, e Terapia Ocupacional) da Unidade Hospitalar de Portimão/Lagos. A exposição pode ser vista no hall de entrada, junto à sala de espera da Consulta Externa.
Também os profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFR Sul), através do Serviço de Nutrição, vão assinalar a efeméride com uma ação de sensibilização direcionada para os utentes através da distribuição de folhetos informativos sobre «A Alimentação e o AVC».