Sociedade

CHUA assinala Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios, palestras e caminhada

Com o objetivo de assinalar o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, a Unidade de AVC e o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação das Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) realizam um conjunto de atividades que visam a consciencialização e prevenção junto da população, entre os dias 31 de março e 5 de abril.

PUB
 
Em nota do CHUA, pode ler-se que as comemorações têm início a 31 de março, com a realização de uma exposição fotográfica no hall de entrada do edifício central da Unidade Hospitalar de Faro.
 
Já a 1 de abril, pelas 9h00, decorre a sessão de abertura que conta com a presença de Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do CHUA, Mahomede Americano, diretor clínico do CHUA, Filomena Martins, enfermeira diretora do CHUA, Carlos Luís, diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro) e Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do CHUA.
 
Durante o evento, a médica Ana Paula Fidalgo, irá abordar o tema «Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que é? Sinais e Sintomas», seguindo-se Célia Lopes, nutricionista no CHUA, com a temática «Nutrição e AVC – há relação», finalizando-se a sessão com a apresentação da oferta desportiva no Conselho de Faro, por parte de Jorge Candeias, responsável de Unidade Promoção, Desporto e Juventude da Câmara de Faro. A atividade terá lugar no Auditório da Escola Secundária João de Deus, em Faro.
 
A 3 de abril, com o apoio do grupo «Pegadas à 4ª feira», realiza-se a «Caminhada do AVC» pela cidade de Faro, com início marcado para as 19h30, no Fórum Algarve. Esta iniciativa pretende alertar para a importância do desporto na qualidade de vida e na prevenção deste tipo de doença.
 
A programação das comemorações termina a 5 de abril com um rastreio dos fatores de risco vascular à população, que tem lugar no Mercado Municipal de Faro, pelas 8h00, com o objetivo de detetar possíveis casos de risco, assim como aconselhar, sensibilizar e informar relativamente ao AVC.
 
Ainda no âmbito das iniciativas do Dia nacional do Doente com AVC, o CHUA faz saber que o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação das Unidades Hospitalares de Portimão e Lagos, promovem um conjunto de ações de sensibilização direcionadas para a população.
 
No dia 1 de abril, a equipa multidisciplinar promove uma ação de sensibilização na Associação de Reformados do Pontal – Portimão e Não Só. A sessão de abertura, com início pelas 10h00, conta com a presença de um representante do Conselho de Administração e do coordenador do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação.
 
Assim, de modo a assinalar esta data, acontece pelas 10h15 uma sessão formativa sobre «Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC)», com a enfermeira Helena Gaspar, seguindo-se uma outra sobre os «Fatores de Risco» associados à doença com a Alexandra Ávila, com início previsto para as 10h45.
 
A programação continua com a apresentação do Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes do AVC, às 11h00, pela enfermeira Ivone Máximo.
 
O plano de atividades inclui ainda um rastreio aos fatores de risco, a partir das 11h15, a realizar pelos enfermeiros do núcleo de enfermagem de reabilitação, estando este disponível à população de forma gratuita, como forma de sinalizar possíveis casos propensos à ocorrência de AVC.
 
Esta iniciativa é organizada pelo Núcleo de Enfermagem de Reabilitação do CHUA das Unidades Hospitalares de Portimão/Lagos e decorre entre as 10h00 e as 17h00.