Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve vão assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com um programa de atividades desenvolvidas ao longo de toda a semana, de 8 a 11 de Outubro, junto da comunidade e nas Unidades Hospitalares de Portimão e Faro.
Na área do barlavento algarvio são vários os concelhos que acolhem as iniciativas promovidas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão.
Segundo adianta nota do CHUA, as atividades começam logo na segunda-feira, dia 8, de manhã com uma iniciativa dirigida às crianças no Jardim de Infância de Silves, na qual os mais pequenos são convidados a «brincar às emoções».
A dinamização desta sessão fica a cargo da médica psiquiatra Flávia Polido e da psicóloga Verónica Ferreira, repetindo-se a iniciativa no dia 10 no Jardim de Infância de Monchique.
Ainda em Silves, na parte da tarde, pelas 15h00 nas Piscinas Municipais, tem lugar uma atividade desportiva aberta à população sob o mote «O Desporto faz bem à Cabeça».
No dia 9, as atenções viram-se para os utentes e respetivos familiares acompanhados no Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão, numa sessão onde se pretende discutir estratégias de promoção da saúde mental.
É no dia 10, quarta-feira, que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e para esta data estão agendadas diversas atividades em Monchique, Lagos e Faro.
O Quartel dos Bombeiros de Monchique acolhe no dia 10, pelas 11h00, uma palestra dirigida às equipas da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros sobre «Gestão do Stress». Nesta sessão, Marina Carvalho, psicóloga, dá a conhecer as principais estratégias para gerir as situações de stress.
Ainda em Monchique, pelas 14h30, na Casa do Povo do Alferce, decorre uma palestra destinada à população sénior das freguesias de Marmelete, Monchique e Alferce com o tema «Encontro com o Especialista – Promoção da Saúde Mental», proferida pela Diretora do Serviço de Psiquiatria de Portimão, Maria do Carmo Cruz.
As comemorações do Dia da Saúde Mental passam ainda por Lagos e são dirigidas aos jovens, numa ação que decorre na Escola Secundária Gil Eanes. Sobre o tema «Promoção da Saúde Mental no Adolescente», a psicóloga Kelley MacGregor, o enfermeiro Bruno Henriques e a terapeuta ocupacional Eduarda Tavares vão dirigir-se aos alunos desta escola para abordar alguns dos temas mais relevantes da adolescência no que à saúde mental diz respeito.
Também o Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Faro se associa às comemorações do Dia da Saúde Mental apresentando uma programação dirigida especialmente para os utentes e famílias, numa tarde repleta de atividades lúdicas que decorrem nas instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Faro.
Zumba, karaoke e jogos tradicionais prometem colocar os utentes, profissionais e comunidade a mexer, incentivando ao desporto e à prática de atividades que promovem o bem-estar psíquico e emocional. A tarde termina com um lanche convívio.
As comemorações continuam no dia 11 no concelho de Aljezur com a palestra «Como prevenir e como lidar com a depressão» nas instalações do Grupo Folclórico Amador do Rogil, proferida pelo psiquiatra da Unidade de Portimão, Orlando Tur.
Ainda no dia 11, no Teatro Municipal de Portimão - TEMPO, decorre, entre as 17h30 e as 20h00, uma sessão de cinema com a exibição das curtas-metragens «Muletas» e «Umbra», ambas sobre a temática da saúde mental, seguidas de um debate público com a presença de vários especialistas em saúde mental. Esta iniciativa é de entrada livre, gratuita e aberta ao público em geral.
Para além das iniciativas dirigidas à população, durante toda a semana, o Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão “abre as portas” à comunidade hospitalar com vista à promoção da saúde mental dos profissionais. Nesse âmbito, decorrem todos os dias da semana (de 8 a 11 outubro), entre as 14h00 e as 15h00, sessões dirigidas aos colaboradores do Centro Hospitalar Universitário do Algarve onde vão ser abordadas temáticas como «Relaxamento», «Gestão das Emoções» e «Mindfulness».
Estará também patente durante toda a semana no hall da Unidade Hospitalar de Portimão, uma exposição sobre as estratégias para promoção e manutenção da saúde mental e sensibilização para a diminuição do estigma social da doença mental.