Sociedade

CHUA foi contemplado pela Fundação “la Caixa” para receber equipa de apoio a pessoas com doenças avançadas

A Fundação "la Caixa" e o Ministério da Saúde impulsionam a criação de equipa para reforçar apoio a pessoas com doenças avançadas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

PUB
 
A Fundação "la Caixa", o Ministério da Saúde e os Governos Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores impulsionam a criação de 10 equipas de apoio psicossocial para reforçar o apoio que se proporciona a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos. Esta colaboração enquadra-se no Programa Humaniza, designado em Espanha por Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação "la Caixa".
 
Alinhado com os respetivos Programas do Governo da República e das Regiões Autónomas para esta área e de acordo com o preconizado no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para 2017/2018 o Programa Humaniza complementa a ação dos serviços públicos de saúde centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.
 
Um marco deste Programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psicossocial (EAPS), executado com grande sucesso há nove anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal. Estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psicossocial e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares. Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários.
 
Em Portugal foram selecionados 10 projetos para constituição de equipas de apoio psicossocial, integradas em equipas de cuidados paliativos, distribuídas por diferentes regiões do País:
 
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E.
 
Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.
 
Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E.
 
Instituto São João de Deus (Lisboa)
 
Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.
 
Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – SESARAM, E.P.E.
 
Santa Casa da Misericórdia do Porto
 
Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.
 
Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E. (Açores)
 
Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.
 
A Fundação "la Caixa", a primeira em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, elaborou o seu plano de ação para 2018 em Portugal fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. O apoio a pessoas com doenças avançadas e seus familiares é uma das linhas estratégicas deste plano, no qual também se destacam o fomento do emprego junto de grupos vulneráveis, o apoio a projetos de investigação e a divulgação da cultura e da ciência.
 
A entidade mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.