Política

CHUA:CDS questiona Ministra da Saúde sobre falhas de segurança em internamento no SNS

 
Os deputados do CDS-PP querem saber que medidas estão a ser tomadas em todas as unidades de saúde do SNS com vista à verificação das regras de segurança dos doentes e utentes.

 
Em causa está uma notícia do jornal Público, com o título «Hospitais falham regras de segurança no internamento de crianças e adultos», onde se revela que a «Inspeção-Geral da Saúde auditou serviços de três centros hospitalares e de um hospital. Entre os problemas detetados estão falhas na videovigilância e nas portas de encerramento automático nos serviços de obstetrícia e pediatria».
 
De acordo com a notícia, as auditorias foram realizadas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) em 2018 a um serviço de internamento de adultos, às urgências, à obstetrícia, à pediatria e à neonatologia do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) - Unidade de Faro (UF), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) - Hospital dos Covões (HC) e Maternidade Bissaya Barreto (MBB), Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) - Hospital de Santo António (HSA) e Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN).
 
Os deputados explicam que os resultados foram obtidos através do preenchimento de um questionário e da verificação in loco das instalações, e, nomeadamente, da recolha de informação documental e digital, entrevistas, realização de testes e a verificação de procedimentos de segurança de pessoas e bens.
 
Face aos resultados, a IGAS terá já feito várias recomendações às unidades auditadas.
 
Não conhecendo o teor do parecer e/ou relatório enviado pela IGAS ao Ministério da Saúde, para além do que está noticiado, o CDS-PP considera, no entanto, que se está perante mais uma falha grave do Governo, sendo que se trata, neste caso, de uma matéria fundamental.
 
Falhar na segurança dos doentes e utentes de unidades de saúde, nomeadamente em serviços tão vulneráveis como os de pediatria e de neonatologia, é completamente intolerável, assinalam os parlamentares em comunicado.
 
Para o CDS, esta auditoria, "comprova mais uma vez que o Governo não cumpre no investimento e na modernização dos serviços de saúde. E falha aos doentes e utentes, que veem um SNS deteriorado e a funcionar muito pior".
 
Os deputados dizem ser "pertinente" obter esclarecimentos por parte da Ministra da Saúde.