Devido à elevada pluviosidade, inesperada para esta altura do ano, e também ao facto do nível da Ribeira de Alcantarilha estar a subir, verificaram-se inundações em alguns estabelecimentos comerciais, na zona baixa da Vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações.
Perante este cenário, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, decidiu provocar a abertura da barra da Ribeira de Alcantarilha para o mar, evitando que ocorresse uma cheia na zona baixa da Vila, salvaguardando, os comerciantes e residentes.
Com a abertura da Ribeira de Alcantarilha ao mar, houve necessidade de efetuar análises à qualidade da água da praia pela APA, cujos resultados são divulgados em breve. Em virtude desta espera foi decidido, a título preventivo, hastear da bandeira vermelha apenas na Praia dos Pescadores, em Armação de Pera.
Neste momento a situação encontra-se a ser monitorizada pelas entidades competentes, prevendo-se o encerramento da barra da Ribeira de Alcantarilha durante esta noite, assim que se verificarem as condições de segurança necessárias para este procedimento.
Algarve Primeiro