Desporto

Ciclismo do Sporting-Tavira quer ganhar a Volta a Portugal

Foram ontem apresentados ao final da tarde no Centro Comercial Gran-Plaza em Tavira, os 14 ciclistas e a equipa técnica do Sporting-Tavira para a época de 2019.

PUB
 
Perante dezenas de convidados, entre o Presidente da autarquia, Jorge Botelho, Presidentes de Junta e Vereadores, marcou também presença Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ.
 
Foram apresentados um a um aqueles que irão lutar para trazer o troféu da Volta a Portugal para Tavira, conforme foi realçado na cerimónia de apresentação.
 
O diretor desportivo Vital Fitas, recordou a equipa de 2010, «que deixou saudades» mas passados estes anos, o Sporting-Tavira «conseguiu juntar um lote de atletas de nível excecional não só os que vieram, mas também aqueles que já cá estavam, alguns chegaram ainda muito jovens que se juntaram a nós nos últimos três anos, garantindo um "bloco" forte».
 
Vital Fitas, salientou o facto da equipa ser «muito homogénea, forte em quase tudo o que é especialidades, tem um misto de juventude e de veteranos o que é bastante interessante, se garantirmos este lote de ciclistas temos o futuro garantido, é um orgulho ser diretor desportivo de um grupo destes, queremos voltar à Praça da República em Tavira, para fazer a festa e recordar coisas que aconteceram e que fazem parte da história do clube».
 
Enalteceu ainda o trabalho que tem sido desenvolvido no clube, onde «muitas vezes o grande público nem se apercebe desse facto», exemplificando que o Clube de Ciclismo de Tavira é a única equipa nacional com vitórias em 4 continentes «onde mais ninguém tem», na Península Ibérica há um único ciclista que venceu uma corrida na Ásia, «e fomos nós, portanto o clube já tem uma história enorme que não podemos esquecer, temos de uma vez por todas valorizar o que já conseguimos fazer», realçou.
 
Marcelino Teixeira, Presidente do clube começou por agradecer o apoio dos patrocinadores,«porque sem eles não seria possível esta equipa, andar na estrada».
 
O presidente evidenciou que «se não fosse o Sporting Clube de Portugal, e o apoio da Câmara Municipal de Tavira, o ciclismo em Tavira não existia».
 
Presidente do clube - Marcelino Teixeira
 
Apesar deste ser o quarto e último ano de associação com o Sporting Clube de Portugal, Marcelino Teixeira acredita que a parceria irá continuar, assim como o apoio da Câmara, prometendo que o clube irá às escolas para captar jovens para a modalidade.
 
Relativamente à equipa, o responsável disse que «são ciclistas que nos irão dar muitas alegrias, ao longo da época. Temos ciclistas para todos os desafios, assim como temos reforços como Martins Gil, Tiago e José Mendes, para além de três corredores que vieram da formação o Ricardo, o Diogo e o Rúben, e pelo trabalho que temos feito, o clube e a cidade de Tavira já merecem uma vitória na Volta a Portugal».
 
Marcelino Teixeira chamou ainda a atenção para a causa solidária a que o clube se associou, apoiando o Rodrigo, menino de 10 anos que tem uma doença rara e que precisa de ajuda, «penso que com a visibilidade que temos, conseguiremos chegar onde os pais e a família não conseguem».
 
O diretor do IPDJ, confirmou que «Tavira é no Algarve e no panorama do ciclismo uma verdadeira embaixadora desta modalidade, numa cidade e concelho que respira ciclismo».
 
Diretor regional do IPDJ - Custódio Moreno
 
Custódio Moreno, fez referência ao sucesso das parcerias que o clube tem feito, «estando no pelotão da frente, porque trabalha com paixão o que é notório em todos os elementos do staff, responsáveis do clube, passando até pela autarquia de Tavira, isso faz toda a diferença».
 
Enalteceu o trabalho que tem sido feito na formação, com o apoio do IPDJ, apontando para a necessidade do ciclismo ir às escolas, «esse projeto é magnífico, quando sabemos que hoje em todas as modalidades, se fazem campeões desde muito cedo».
 
Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira, reafirmou a aposta que a autarquia faz na modalidade, «promovendo a terra, o gosto pelo desporto, o gosto pelo ciclismo, quando a equipa enverga o nome do Município de Tavira nas camisolas, é motivo de orgulho, uma equipa com brio que corre sempre para vencer».
 
Presidente do Município de Tavira - Jorge Botelho
 
Quanto ao acordo que existe com o Sporting Clube de Portugal, sendo este o último ano de parceria, o autarca acredita que «preparando a época da forma como está a ser programada, ir às corridas e ganhá-las, trazendo troféus e acima de tudo mostrar a todos que ao fim do 4º ano de protocolo com o Sporting Clube de Portugal, porque ganhámos, porque tivemos bem, porque a equipa evoluiu, cresceu, tendo hoje a melhor equipa dos últimos 4 anos, vai valer a pena prolongar a parceria».
 
Jorge Botelho garantiu que da parte do Município há essa vontade, «só depende do esforço do coletivo das vitórias do trabalho e seguramente do reconhecimento», tendo a esperança que este ano, o Sporting-Tavira ganhe a Volta a Portugal para comemorar com os tavirenses na Praça da República.
 
Refira-se que a equipa participa esta semana na Volta ao Algarve, que começa já manhã pelas 11h45 em Portimão rumo a Lagos, na primeira etapa.