Saúde

Ciclistas pedalam contra o cancro

DR
DR  
No dia 16, Faro recebe ciclistas que vão pedalar contra o cancro

PUB

De 13 a 16 de setembro, um grupo de cinco ciclistas de Portalegre vai percorrer 1.000 quilómetros numa ação solidária em Portugal. O desafio “1.000 KM a pedalar Contra o Cancro”, organizado com o apoio do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), através do Grupo de Apoio de Portalegre, tem como missão angariar fundos e divulgar o trabalho da LPCC, em particular o apoio social prestado aos doentes oncológicos, revela nota enviada ao Algarve Primeiro.

Os ciclistas que abraçam este desafio – Júlio Ceia, Vítor Cordeiro, João Feiteira, Joaquim Almeida e Ângelo Carrapiço, com o suporte logístico e motivacional de Filomena Cordeiro e Rosa Irene – iniciam este percurso solidário em Portalegre, sendo Faro o destino final.

A organização adianta que, «todos estão convocados para participar nesta ação, podendo contribuir através de doações feitas por MB WAY (912 058 100). É também possível realizar doações através de pagamento Multibanco (Entidade: 21 507; Referência: 400 500 600) ou de transferência bancária (IBAN – PT50 0018 0000 0544 2679 001 56).

Ao longo do trajeto, grupos de ciclistas locais vão juntar-se a esta iniciativa, «tornando cada etapa um movimento coletivo de força e esperança», realça a publicação enviada ao nosso jornal.

Este evento sucede a duas iniciativas anteriores já protagonizadas pelo grupo: uma viagem pela mítica Estrada Nacional 2 e outra que ligou Portalegre ao Col du Tourmalet, em França, sempre com o objetivo de apoiar a luta contra o cancro.

O desafio reforça que o exercício físico é um aliado fundamental na prevenção do cancro e na qualidade de vida dos doentes oncológicos. No entanto, vai além do desporto: é um gesto solidário que homenageia quem enfrenta o cancro, reforçando ainda a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro: «estar sempre presente, apoiando com coragem, proximidade e humanidade». «Serão provas duras para os ciclistas, como é duro também o percurso dos doentes oncológicos ao longo da doença e dos tratamentos», regista a organização.

O percurso solidário

• 1ª etapa | 13 de setembro: Partida de Portalegre, Abrantes, Golegã, Santarém e Caldas da Rainha

• 2ª etapa | 14 de setembro: Lisboa, Almada, Seixal e Setúbal

• 3ª etapa | 15 de setembro: Évora e Beja

• 4ª etapa | 16 de setembro: Almodôvar e chegada a Faro.