A Delegação de Faro da Ordem dos Arquitectos e o Cineclube de Faro com o apoio da Câmara Municipal de Faro, Museu de Portimão e Zero em Comportamento organizaram um Ciclo de Cinema de Arquitectura que vai decorrer de 7 de Maio a 25 de Junho, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e no Museu de Portimão, respectivamente.
O ciclo decorre em dois tempos: entre 7 e 28 de Maio em Faro e entre 4 e 25 de Junho em Portimão, sempre às 21h30.
De acordo com os organizadores, "o cinema é, na génese, uma arte, técnica ou linguagem – não importa o nome – que tem tudo a ver com movimento.
Nesse sentido "o Cinema e arquitectura às quartas – Ciclo de Cinema de Arquitectura é mais um argumento para se falar e promover a arquitectura e, simultaneamente, apoiar a pluralidade cultural no cinema.
Esta co-produção entre a OASRS e o Cineclube de Faro vai ter nos meses de Maio e Junho uma programação irrecusável para arquitectos e cinéfilos incondicionais", referem os organizadores.
O ciclo decorre ao longo de oito sessões de cinema e os bilhetes custam 3 euros por sessão.
Um grupo de realizadores associa-se ao ciclo de Cinema, apresentando os respectivos filmes.
O arquitecto Luís Urbano, coordenador do projecto “Ruptura Silenciosa” irá apresentar os seus filmes a 7 de Maio e 25 de Junho.
A arquitecta Luciana Fina irá apresentar o documentário "IN MEDIAS RES - no meio das coisas", sobre o pensamento e a obra do arquitecto Manuel Taínha (1922-2012), de que foi realizadora e argumentista, no dia 14 de Maio.