Cultura

Ciclo de concertos Artis XXI volta a trazer música às igrejas de Lagoa e à Ermida de Guadalupe

 
O IV Ciclo de Concertos Artis XXI - Associação de Educação Artística de Lagoa, decorre de 5 a 28 de outubro, nas igrejas do concelho de Lagoa e na Ermida da Guadalupe no concelho de Vila do Bispo, (espaço integrado no programa DiVam promovido pela Direção Regional Cultura do Algarve). Integra um total de sete concertos com formações diversas, sendo um fim de semana dedicado exclusivamente ao Acordeão enquanto instrumento que ocupa um lugar importante na cultura algarvia.

A edição deste ano, irá destacar o repertório escrito para instrumentos de sopro e valorizar a ascensão do trabalho desenvolvido pelas mulheres neste campo, dominantemente masculino. Pretende ainda conjugar a interpretação de obras musicais escritas para pequenos agrupamentos em espaços icónicos e centrais das diversas comunidades locais, como é o caso do património edificado religioso de Lagoa.
 
Está ainda prevista a realização de um workshop de Acordeão no dia 22 de outubro, no Conservatório de Artes de Lagoa dirigido a alunos do ensino do acordeão e facilitada pelo professor Paulo Jorge Ferreira. Inscrições em secretaria.cal@artis21.pt
 
O evento inclui também a iniciativa Manhãs Musicais ARTIS XXI, concertos que vão decorrer nos quatro centros seniores de Lagoa, levando a música a quem tem a sua mobilidade condicionada e contribuir para a descentralização da cultura no território. Dentro desta perspetiva, irá também continuar a apostar nos jovens, com a realização de concertos pedagógicos exclusivos para escolas, com ensaios abertos e comentados.
 
Este é um evento produzido pela Artis XXI, apoiado pelo Município de Lagoa, DGartes, Direção Regional de Cultura do Algarve, Folefest e Festa da Música – Instrumentos Musicais, em parceria com o Folefest. A Direção Artística está a cargo de Elsa Mathei e a Direção de Produção por Rute Gomes.