Sociedade

Ciclo de conferências sobre 500 anos de Ferragudo prossegue em outubro e novembro

O ano de 2020 ficou marcado pelos 500 anos da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de agosto de 1520.

PUB
Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, foram tendo lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar. 
 
Devido à pandemia SARS-CoV-2, algumas atividades foram adiadas, estando a decorrer este ano. 
 
Em comunicado, o Município lembra que a programação foi trabalhada de forma a abranger diversas áreas: "das artes ao exercício físico, da historiografia à gastronomia, do artesanato às festividades populares". Neste âmbito, o ciclo de conferências que arrancou a 18 de setembro com o Painel 1 - O mar e o rio, discute o passado e o futuro da localidade com mais dois momentos, assinalados a 23 de outubro e 20 de novembro, respetivamente com o Painel 2 - Arquivo(s) e Memória(s) e o Painel 3 - História Paroquial.
 
O painel 2 irá decorrer nas instalações da Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo, tendo início às 16:30 horas, com três comunicações: sobre a figura de Joaquim José Coelho de Carvalho, por José Carlos Vilhena Mesquita (Faculdade de Economia, Universidade do Algarve); sobre a documentação sobre o concelho de Lagoa, existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por João Costa (CHAM Centro de Humanidades - NOVA FCSH / Centro de Estudos Ibéricos - NOVA); e a memória arquivística da Paróquia de Ferragudo, por Diogo Vivas (Câmara Municipal de Lagoa).
 
A participação é gratuita mas requer inscrição prévia.