Sociedade

Ciclo “Sons Antigos a Sul” arranca na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Integrado na programação de dinamização e valorização dos monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM 2017 – Lugares de Globalização – o”Música no DiVaM” apresenta dia 4 de agosto, o arranque do “Ciclo Sons Antigos a Sul”.

PUB
 
Trata-de de um projecto anual dirigido pela Academia de Música de Lagos de promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve, envolvendo ensembles profissionais nacionais e internacionais, iniciado no Verão de 2012 no Barlavento Algarvio, explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
O VI “Sons Antigos a Sul” 2017 mantém a programação na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, concelho de Vila do Bispo, todas as sextas-feiras de agosto pelas 17h00, tendo já percorrido nestas cinco edições, diversos espaços patrimoniais de Lagos, Portimão e Vila do Bispo.  
 
Em 2017, estende a sua programação para a Igreja Matriz de Monchique, dedicada a Nossa Senhora da Assunção. “Ode a Maria” é o tema para 2017 e contará com quatro ensembles de craveira nacional e internacional, designadamente, Ensemble Residente “Sons Antigos a Sul” com Eduardo Ramos como convidado especial no alaúde, José Carlos Araújo (Portugal), Le Voci delle Grazie (Holanda / Portugal) e Seconda Pratica (Holanda / Portugal).
 
O VI “Sons Antigos a Sul “está inserido no programa de apoio sustentado às artes e espectáculos, estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes/Ministério da Cultura, com o apoio da Diocese do Algarve e Município de Monchique. O concerto inaugural é apoiado exclusivamente pela Direcção Regional de Cultura do Algarve.
 
No primeiro concerto, “Senhora del Mundo”, serão interpretes Joana Godinho, mezzo-soprano, Daniela Tomaz , flautas e adufe, Eduardo Ramos, alaúde.