Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Ciclovia da Lezíria já liga Castro Marim a Vila Real de St. António

Imprimir Partilhar por email
29-02-2020 - 08:38
Foi inaugurada esta sexta-feira a primeira ciclovia de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove agora como Triângulo Verde - Vila Real de St. António – Praia Verde.
 
A Ciclovia da Lezíria, assim foi batizado o primeiro troço, fazendo jus à designação histórica da Ilha da Lezíria, que só passou a ter ligação direta à linha litoral depois da construção da Ponte da Lezíria, há 125 anos atrás, refere nota do Município.
 
Localizada na E.N. 122, a Ciclovia da Lezíria liga agora a vila de Castro Marim a Vila Real de St. António, um percurso de cerca de 3km, que também permite o acesso ao interior da Reserva do Sapal.
 
Segundo avança a autarquia, a cerimónia contou com as presenças do presidente da CCDR-Algarve, Francisco Serra, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do diretor regional do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Castelão Rodrigues, da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim com os pelouros das Obras Públicas, Desenvolvimento Económico e Alterações Climáticas, Filomena Sintra, do restante executivo autárquico, do fundador e presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, e de um dos grandes nomes do ciclismo português, Ricardo Mestre, um castromarinense vencedor da Volta a Portugal e que deu agora a assinatura à Ciclovia da Lezíria - "Pedalar dá mais Vida" -, um apelo à saúde, ao ambiente e à mobilidade sustentável.
 
Ricardo Mestre:
 
"Finalmente podemos fazer este trajeto em segurança, apreciando o património ambiental invejável. Estamos perante uma infraestrutura que respeita e promove os valores ambientais, respeita e promove a história da ligação entre estes dois povos, respeita e promove o turismo e o dinamismo económico destas localidades, respeita e promove a saúde de cada um de nós e, no fundo, a autoestima dos castromarinenses e vila-realenses", realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que, além da ciclovia que ligará Castro Marim à Praia Verde, obra que deverá avançar brevemente, tem ainda o sonho de ver ligada a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural, "sonho que se estende a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana".
 
A Ciclovia da Lezíria é uma obra enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.
 
A próxima infraestrutura ciclável de Castro Marim até à Praia Verde é uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI.
 
Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.
 
A ciclovia que fecha o circuito do triângulo verde, Vila Real de St. António – Praia Verde, será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL. 
 
Depois do descerramento da placa inaugural, o público presente e várias associações dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de St. António juntaram-se para estrear a Ciclovia da Lezíria numa volta de bicicleta, cujo percurso contempla duas esculturas de Carlos Correia, inspiradas no desporto e criadas para o momento.
 
 
 
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Sirene dos bombeiros de Portimão alerta quando há pessoas a mais nas ruas

Sirene dos bombeiros de Portimão alerta quando há pessoas a mais nas ruas

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Reagentes para detetar coronavírus têm chegado a conta-gotas ao Algarve

Reagentes para detetar coronavírus têm chegado a conta-gotas ao Algarve

ver mais
 
Hospital de Faro precisa de duas mil viseiras

Hospital de Faro precisa de duas mil viseiras

ver mais
 
Loulé doa equipamentos a profissionais dos Centros de Saúde do concelho

Loulé doa equipamentos a profissionais dos Centros de Saúde do concelho

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio