"Olhar Quarteira" é o nome escolhido para um projeto inovador, onde os cidadãos quarteirenses vão poder ter um papel importante na melhoria do espaço público e qualidade de vida da freguesia.
Segundo avança a Junta de Freguesia de Quarteira em nota de imprensa, a iniciativa permite a participação ativa da população, através do seu contributo no desenvolvimento de um serviço de proximidade, de deteção e correção de ocorrências no espaço público.
O "Olhar Quarteira" pretende criar uma rede de tutores voluntários, que serão interlocutores entre a população e os serviços da freguesia, e aos quais caberá monitorizar, nas áreas que lhes forem atribuídas, o estado de limpeza urbana, a manutenção dos espaços verdes, das calçadas, das áreas de recreio e lazer, entre outras situações, clarifica a mesma fonte.
Para Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira “Este projeto pretende envolver os moradores, no processo de monitorização dum espaço que é de todos e para todos. O Olhar Quarteira vai contribuir para o fortalecimento de uma cidadania informada, ativa e responsável”.
Segundo Nelson Dias, da Associação Oficina, o projeto, “irá desafiar as pessoas a cuidar de Quarteira, tornando-as promotoras de serviço público, a trabalhar em conjunto e em prol da freguesia”.
Os interessados em desempenhar as funções de tutor, devem consultar a informação na página "Olhar Quarteira", ou dirigirem-se ao Espaço Cidadão, localizado nas instalações da Junta de Freguesia de Quarteira, na Rua Vasco da Gama nº 85 R/C, dias úteis, entre as 09h00 às 16h30. A iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira e da Associação Oficina, tem parceria com a Onesource e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.