O Museu de Arte Contemporânea de Serralves leva à cidade de Faro a exposição “José Pedro Croft: De um lado ao outro”.
A mostra, produzida em parceria com a Câmara Municipal de Faro, é inaugurada no próximo dia 9 de março às 19h00 no Museu Municipal de Faro. A inauguração conta com a presença da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Esta mostra faz parte do programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo o acesso e a aproximação das populações à arte e à cultura.
Segundo destaca a Fundação Serralves, “De um lado ao outro” apresenta quinze obras que cobrem os períodos mais relevantes da carreira de José Pedro Croft (Porto, 1957) pertencentes à Coleção da Fundação de Serralves e que sublinham as principais preocupações e metodologias do artista. A exposição está organizada segundo quatro temas: Monumento e Morte; Domesticidade e Mobiliário; Espelhos e Vidro; Desenho e Gravura.
Com uma carreira artística iniciada nos anos 1980, Croft é um dos escultores contemporâneos mais preocupados com uma abordagem crítica à ideia de monumentalidade, à tradição da estatuária e à relação da arte com a arquitetura. O seu trabalho reflete sobre noções de tempo e de espaço e como estes afetam a nossa perceção de objetos escultóricos, criando sofisticados jogos visuais com os espaços envolventes.
Algarve Primeiro