Desporto

Cidade Europeia do Desporto é palco de etapas dos Campeonatos Nacionais de Triatlo por Clubes e em Estafetas Mistas

 
A Cidade Europeia do Desporto prepara-se para um fim de semana em grande!

 
Portimão é palco, nos dias 23 e 24 de março, da primeira das quatro etapas que compõem o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo – Masculinos e Femininos e a etapa única do Campeonato Nacional Triatlo - Estafetas Mistas, provas que juntarão na cidade perto de 440 atletas.
 
A competição, dirigida apenas a atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal, arranca no sábado, 23 de março, com o Campeonato Nacional de Clubes – 1º Triatlo de Portimão, cuja prova feminina está agendada para as 13h00 e a masculina começará hora e meia depois. São esperados cerca de 350 triatletas.
 
A vertente da natação será composta por duas voltas de 1500 metros num trajeto delineado em frente à Praia da Marina. Segue-se o ciclismo, num itinerário entre a Marina de Portimão e a Rotunda da Prainha, com passagem pela Avenida S. Lourenço da Barrosa até à Rotunda do empreendimento turístico Oceano Atlântico, que será percorrido em quatro voltas, num total de 40.600 quilómetros.
 
Quanto à corrida, o desafio para os triatletas será correrem 10 quilómetros, através de quatro voltas pela Marina de Portimão.
 
Às 17h15 terá início a cerimónia de entrega de prémios.
 
No domingo, dia 24, a prova estafetas inicia-se às 10h00 com a componente de natação, na distância de 300 metros, em frente à Praia da Marina, seguindo-se o ciclismo, com duas voltas no percurso da Avenida das Comunidades Lusíadas, com partida e chegada na Marina de Portimão, num total de 8 quilómetros.
 
Por fim, a corrida, na distância de 2 quilómetros, foi traçada pelas artérias da Marina. Na luta pelo pódio estarão atletas da seleção nacional, com elevado nível internacional, de que são exemplos Melanie Santos ou João Pereira. Foram inscritas 22 equipas, cada uma com quatro elementos (dois femininos e dois masculinos) o que totaliza 88 atletas.
 
Esta prova em formato de estafetas mistas, que será pela primeira vez modalidade olímpica em Tóquio 2020, é uma competição de grande espetacularidade, na qual modalidade e atleta estão constantemente a mudar, o que torna o evento muito dinâmico – cada participante fará o triatlo super sprint em cerca de 18 a 20 minutos. A entrega de prémios está marcada para as 12h30.
 
A programação também inclui uma ação de formação, intitulada “Treino de Natação em Hipóxia”, a realizar no dia 23 de março nas instalações do Museu de Portimão, entre as 8h30 e as 12h30, e dirigida a treinadores.
 
Na sequência da realização dos Campeonatos Nacionais de Triatlo, a Câmara Municipal de Portimão informa que, em articulação com as autoridades, será encerrada temporariamente ao trânsito a Av. Rio Arade (estrada da Marina de Portimão) e a Av. Das Comunidades Lusíadas (V3) nos seguintes horários: dia 23 – das 13h00 às 18h00; dia 24 – das 9h00 às 13h00. As alterações à circulação rodoviária estarão devidamente sinalizadas.
 
Nesse sentido, o acesso à Marina de Portimão deverá fazer-se pelo acesso norte, para o parque de terra batida (antigo parque das caravanas). Por seu turno, o parque junto à Rotunda da Av. Comunidades Lusíadas poderá deixar e recolher clientes para e oriundos dos hotéis ali existentes. Quanto ao acesso à Praia da Rocha poderá fazer-se pela Rua D. Martinho Castelo Branco (viaduto) ou, em casos pontuais e de emergência, junto à Rotunda do Amarilis ou Estrada da Rocha. Já o acesso a Alvor deverá fazer-se pela Av. das Olimpíadas (Estrada de Alvor).
 
Em termos de público, uma vez que a prova pode ser vista ao longo do percurso no passeio, é aconselhável que as viaturas estacionem no parque de terra batida da Marina, circulando os espetadores a pé.