Sociedade

Ciência desvenda segredos da rolha de cortiça nas garrafas de vinho

A ciência revela que, afinal, a rolha de cortiça pode fazer toda a diferença no que se refere a uma garrafa de vinho!

PUB
 
Para quem pensa que o vinho é todo igual, dsengane-se! Um estudo levado a cabo pela Universidade de Oxford em parceria com a APCOR, demonstra a importância da rolha de cortiça no que se refere ao impacto provocado nos apreciadores de vinho.
 
As conclusões do trabalho de investigação apresentadas hoje, revelam que, “os participantes consideraram que o vinho tem melhor qualidade (+15%) depois de ouvirem o som da rolha de cortiça ao abrir uma garrafa de vinho”.
 
O estudo foi realizado em Lonfres duante o mês de Julho e as comclusões são, no mínimo, surpreendentes, na medida em que, a experiência sensorial parece assumir um papel de elevada importância no que se refere à qualidade do vinho a provar.
 
Diz o estudo que, “cada participante provou dois vinhos idênticos e deu-lhes uma classificação enquanto escutava ou o som de uma rolha de cortiça a sair da garrafa, ou o som de uma cápsula de alumínio”.
 
Seguidamente, foi-lhes pedido que abrissem ambas as garrafas e as classificassem de novo.
 
O estudo também permitiu aferir que, “o vinho vedado com rolha é mais apropriado para a celebração (+20%) e mais incitador ao espírito de festa (+16%)”.
 
Das mesmas conclusões apurou-se que, "os nossos sentidos - audição, visão e tato – estão intrinsecamente ligados à forma como saboreamos. O som e a visão de uma rolha de cortiça a saltar de uma garrafa define as nossas expectativas, ainda antes de o vinho tocar nos lábios, e essa expectativa vai afetar a nossa experiência gustativa”.
 
Estes resultados enfatizam a importância dos vedantes do vinho, e deixam bem evidente a relação que estabelecemos, ainda que inconsciente, entre a rolha de cortiça e a qualidade do vinho", afirma Charles Spence, responsável pelo estudo da universidade britânica.
 
A experiência foi promovida pela APCOR numa iniciativa inédita na capital inglesa, que decorreu entre 27 e 29 de julho e em que os participantes puderam entrar no mundo sensorial da degustação do vinho.
 
Recorde-se que 7 em cada 10 garrafas de vinho produzidas em todo o mundo são seladas com uma rolha de cortiça. Em termos mundiais, 86% dos consumidores afirma preferir vinho vedado desta forma.