Numa altura em que os laboratórios aceleram e reúnem esforços para descobrir uma vacina eficaz na prevenção do Covid-19, surgem novas notícias que podem ajudar a compreender a forma como o organismo humano se protege face ao vírus.
Os cientistas afirmam que, das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 79 mil recuperaram da doença.
Na mesma sequência de acontecimentos positivos, uma equipa de cientistas australianos diz ter identificado o processo através do qual o sistema imunitário combate o novo coronavírus.
Tendo por base essa recente investigação, publicada na revista Nature Medicine, “as pessoas infetadas estão a recuperar da Covid-19, da mesma forma que recuperam de uma gripe”.
Na posição destes especialistas, o facto de se ter descoberto o modo como funcionam as células do sistema imunitário perante a Covid-19, constitui “um contributo no desenvolvimento de uma nova vacina contra a doença”.
Tendo por base os mesmos investigadores, citados pela BBC, “esta descoberta é importante porque, pela primeira vez, estamos realmente a compreender como o nosso sistema imunitário combate o novo coronavírus”.
Katherine Kedzierska, uma das autoras do estudo do Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade de Melbourne foi elogiada por outros especialistas que consideram "um avanço" significativo na luta contra a Covid-19.
De acordo com a mesma pesquisa, o facto de mais de 79 mil pessoas já terem recuperado totalmente da doença, significa que “já se sabia que o sistema humanitário tem capacidade para combater o novo coronavírus. Contudo, pela primeira vez, os investigadores identificaram quatro tipos de células imunitárias com capacidade para lutar contra a Covid-19”.
Segundo a BBC, o estudo baseou-se na observação e acompanhamento da evolução do estado de saúde de doentes que apresentaram “sintomas ligeiros ou moderados e sem qualquer tipo de problemas de saúde adicionais”.