Curiosidades

Ciência explica benefícios de cantar no chuveiro

De acordo com a ciência, há benefícios comprovados em cantar no chuveiro.
De acordo com a ciência, há benefícios comprovados em cantar no chuveiro.  
Foto:Freepik
Seja de manhã, à tarde ou à noite, há pessoas que não dispensam uma boa cantoria enquanto tomam banho.

O que parece algo de pouco relevante, assume-se como um desafio para a ciência que já estudou as razões que levam a que muita gente goste de cantar no chuveiro.
 
Assim, segundo os especialistas, como o comportamento das ondas sonoras é diferente no chuveiro,  temos a perceção de que cantamos muito melhor a tomar banho do que num outro qualquer local.
 
Ao mesmo tempo, por norma, tomamos banho sozinhos e não temos de lidar com a crítica de quem possa não gostar de nos ouvir cantar. Dessa forma, libertamo-nos, acreditamos que cantamos bem, perdemos a vergonha e damos “asas à imaginação”!
 
Essa atitude dá-nos mais coragem e autoconfiança para começar um dia, para encetar um projeto ou simplesmente para nos sentirmos mais preparados para enfrentar a jornada, pois saímos de casa com a sensação de que estamos muito bem, que temos muitas habilidades, o que no seu todo, é um contributo para a nossa autoestima.
 
Perante alguns inquéritos levados a cabo pelos especialistas, percebeu-se que, as pessoas que gostam de cantar no chuveiro, apontam estas razões para fazê-lo:
- A sensação de que cantam melhor do que na realidade;
- Não desafinam.
- Um momento de descompressão e felicidade;
- Conseguem parar o tempo durante alguns minutos;
- Sentem-se mais seguras e confiantes.
 
Para Albert López, quando estamos no chuveiro, o comportamento das ondas sonoras varia de acordo com a sua frequência. Desta forma, as ondas mais fortes têm energia suficiente para serem absorvidas e “atravessar” as paredes da cabine de duche, em vez disso, as ondas mais baixas voltam, fazendo-as retornar ao nosso ouvido, dando-nos a sensação de ter uma voz mais poderosa.
 
No mesmo enquadramento, o especialista afirma que, as pessoas tendem a desafinar mais nas notas altas e, portanto, o equilíbrio inclina-se para aquelas partes da música onde, literalmente, “se acerta mais a nota”. Ou seja, desafinamos, mas não percebemos, o que nos faz acreditar que estamos a seguir corretamente a melodia.
 
Depois, é de registar que, as paredes do chuveiro (que “se comportam” de maneira diferente conforme a nota é aguda ou grave) também têm outra função, que é gerar reverberação. Isso significa que as notas mais trêmulas que emitimos são estabilizadas (desaparecem ou são reduzidas), o que também acontece com os microfones de karaoke, por exemplo. Por outro lado, se cantarmos fora do chuveiro, essas notas trémulas não desaparecem (portanto, percebemos a nossa voz de forma mais realista). Ao sentir que cantamos melhor, ficamos muito mais motivados para fazê-lo.
 
Na mesma sequência, os entendidos apuraram que, as pessoas se sentem muito mais libertas e desconectadas durante o tempo em que tomam banho e cantam. O contacto com a água quente, ao sabor de uma boa cantoria, ajuda a relaxar e a desligar a mente daquilo que é menos positivo, relatam os inquiridos.
 
De acordo com a ciência, há benefícios comprovados em cantar no chuveiro, são eles:
 
• Por ser uma atividade prazerosa, o cérebro liberta endorfinas.
• Melhora a respiração, pois cantar tonifica os músculos abdominais e intercostais e o diafragma.
• Ao cantar, a circulação sanguínea melhora e mais oxigênio chega ao cérebro.
• Melhora o humor.
• Permite acalmar e relaxar.
• Pode ser um momento divertido.
• É um ponto a favor do autocuidado. Tudo o que fazemos para nos sentirmos melhor, é um ponto a favor do nosso bem-estar e felicidade.
 
Perante este resumo, se tem o hábito de cantar no chuveiro, continue, pois está no caminho certo, se ainda não se lançou nessa atividade, há razões de sobra para fazê-lo! Boa sorte!
 
Fátima Fernandes