Cinco escolas do concelho de Olhão viram os seus projetos distinguidos pela Escola Amiga da Criança.
Conforme se lê na nota emitida pela autarquia de Olhão, trata-se de uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Associações de Pais, da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, "que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, com o fim de um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhar essas boas práticas".
O Agrupamento Professor Paula Nogueira, mais concretamente as escolas de Brancanes, José Carlos da Maia e de Quelfes, está representado na lista de vencedores com o projeto "We Share One Future", uma iniciativa de cariz ambiental à escala europeia onde Portugal está representado pelas escolas do concelho.
A escola de Brancanes foi, ainda, distinguida pelo "Jogo do Moinho", um projeto de educação para o património lúdico, que teve a parceria do Museu Municipal de Olhão - Edifício do Compromisso Marítimo.
A Escola Alberto Iria foi reconhecida por dois projetos apresentados a concurso: Parque Natural da Ria Formosa (criação do site https://trilhos6.wixsite.com/mysite) e Trilho Interpretativo do Parque Natural da Ria Formosa em QR Codes; (criação de um website, onde os QR Codes que constarão nas placas informativas do PNRF remetem para páginas que podem ser consultadas em Português, Inglês e Francês).
Na lista das escolas olhanenses distinguidas, está também a Escola João Lúcio, com o projeto "Intervir para proteger o nosso espaço natural".