Foi a partir da 1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 50 projetos nacionais que estarão em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores que se realiza de 5 a 7 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma outra categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.
Com vista promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores envolve cerca de 140 participantes, orientados por mais de 35 professores de cerca de 40 instituições de ensino.
No total encontram-se em competição 50 projetos dos quais 5 são da responsabilidade de jovens estudantes e empreendedores do distrito de Faro.
A Escola Secundária de Vila Real de Santo António concorre com 4 projetos de empreendedorismo entre os quais uma empresa de prestação de serviços na área do desporto e bem-estar, uma aplicação para quem gosta de viajar e que permite comparar preços de vários transportes, uma rede de apoio à gestão dos problemas do quotidiano (solidão, incapacidade física, concretização de tarefas) e um estojo de manicura que oferece total autonomia a quem pretende pintar as próprias unhas sem dificuldade.
Os jovens empreendedores da Escola Secundária de Albufeira concorrem com um projeto de empreendedorismo social baseado numa entidade vocacionada para a preparação de jovens com Síndrome de Down para a vida ativa e para o mercado de trabalho, facilitando a sua integração na sociedade e no mundo do trabalho.
Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde terá a oportunidade para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que poderá visitar a mostra.
Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 17.000 euros que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo apoiado pelo Santander Totta (destinados a distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico) e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.
O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio do Santander Totta, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa.
Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios.
Assim, é através deste tipo de iniciativas e da criação de parcerias estratégicas, como as estabelecidas com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P., o IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto I.P., IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal do Porto, que a Fundação da Juventude procura potenciar o contacto dos Jovens com o “mundo real”, preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.
Com entrada livre, a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está aberta ao público nos seguintes horários: dias 5 e 6 de Junho das 10h às 18h30 e dia 7 de Junho das 10h às 16h30.
Algarve Primeiro