O Cine-Teatro Louletano apresenta esta quinta, pelas 21h00, mais uma sessão da rubrica “Quintas de Cinema”, desta vez convidando o casal Vasco Célio (fotógrafo) e Gabriela Soares (designer) a comentar o premiado documentário “Outro País”, primeira longa-metragem do realizador Sérgio Tréfaut.
Após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas do mundo estiveram em Portugal para captar imagens de liberdade e de todo o processo revolucionário. Personalidades como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Issermann, Santiago Álvarez, Pea Holmquist ou Jean Gaumy, entre outras, muniram-se das suas máquinas e fotografaram ou filmaram as pessoas e os eventos desse período. Sérgio Tréfaut lançou-se assim numa pesquisa sobre os milhares de registos espalhados pelo mundo, num retrato de um dos momentos mais relevantes da História de Portugal.
Vasco Célio é louletano e vive e trabalha nesta cidade. Fez a sua formação em fotografia frequentando vários workshops, tendo como formadores, entre outros, José Soudo. Inicia a sua carreira como fotógrafo independente em 1995 e apresenta publicamente fotografia de autor desde 1992, participando em exposições coletivas e individuais, e na edição de livros.
Gabriela Soares é licenciada em Design, Ramo de Comunicação pela Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, onde também leciona desde 2001. Em 1996 constituiu, com duas colegas, uma empresa de Design e Comunicação, da qual é uma das sócias-gerente. Integrou os corpos gerentes da AND – Associação Nacional de Designers e pertenceu aos corpos diretivos da Casa da Cultura de Loulé.
A sessão tem uma duração aproximada de 120 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 3 euros.