No próximo dia 30 de novembro, às 21h30, Sérgio Godinho vai apresentar no Cine-Teatro Louletano um espetáculo inédito, em que vários temas do seu repertório serão interpretados e reinventados pelo pianista Filipe Raposo e pelo Ensemble de Flautas de Loulé dirigido pela Professora Ana Figueiras.
Trata-se de uma estreia absoluta de uma formação com estas características sonoras.
Os arranjos para esta original formação foram concebidos por Filipe Raposo, sendo a seleção de temas efetuada em colaboração com Sérgio Godinho, tendo havido a preocupação de escolher as canções que, sendo representativas da sua criação, melhor se adaptariam a um acompanhamento específico como este.
Este concerto especial integra-se no ciclo “O Longe é Aqui”, que constitui uma das linhas estratégicas de programação do Cine-Teatro Louletano desde ano, tendo como objetivo promover encontros estimulantes e lançar desafios criativos entre, de um lado, reconhecidas figuras a nível nacional e, do outro, artistas e projetos do concelho de Loulé ligados às artes performativas, com especial destaque para a música nos seus variados quadrantes.
Sérgio Godinho é cantor, compositor, escritor (para adultos e crianças), ator (de teatro e cinema) e realizador. Para citar uma das suas canções clássicas, é o verdadeiro “homem dos sete instrumentos”. Mas, numa carreira artística de invejável longevidade, que se prolonga há mais de 40 anos de modo quase intocável, foi o seu trabalho enquanto cantor-compositor que o tornou num ícone capaz de reunir à volta das suas canções gerações de diferentes idades, vivências e aspirações.
Filipe Raposo nasceu em Lisboa 1979. Tem um mestrado em piano jazz performance e uma licenciatura em Composição. Iniciou os estudos de piano aos 11 anos e uma rápida evolução na aprendizagem do instrumento levaram-no à descoberta da improvisação e, em paralelo com a formação clássica, cultivou o seu interesse pelo jazz, pela música improvisada e pelo fado. Desde 2004 que trabalha como pianista/compositor/orquestrador com muitos prestigiados nomes da música e do cinema portugueses. É pianista residente da Cinemateca Portuguesa. Em nome próprio editou até à data três discos: “First Falls” (2011) galardoado com o “Prémio Artista Revelação” atribuído pela Fundação Amália; “A Hundred Silent Ways” (2013), um disco a solo; e, em 2015, “Inquiétude”.
O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado. Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas e noutros espaços e eventos culturais em Loulé, noutros pontos do Algarve e fora da região. Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições dos Encontros de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado, que anualmente se realizam neste concelho. Atualmente é dirigido pela Professora Ana Figueiras.
O espetáculo destina-se a maiores de 6 anos, tem a duração aproximada de 90 minutos e o bilhete tem um custo associado por pessoa de 12 euros, passando para 10 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este evento.
Algarve Primeiro